Pisos de Concreto – Saiba para que serve cada produto!
Primers
Primers à base de epóxi
São os mais indicados para a recuperação de pisos, pois possuem melhor resistência à alcalinidade do concreto do que os poliuretânicos. Garantem o tamponamento das porosidades, regularizam a absorção do concreto e ainda funcionam como base para receber o revestimento. Sua principal função é garantir a aderência dos revestimentos resinados – sobretudo em pisos problemáticos, frágeis e com alta porosidade.
Primers para concreto “verde”
Indicados para uso em concreto ainda úmido (“verde”), em situações que exigem cura entre um e dois dias. É aplicado após 24 horas de cura do concreto e permite a aplicação do revestimento após oito horas. Também é ideal para recuperação de pisos úmidos em indústrias que trabalham com processo produtivo molhado ou com uso constante de água na liméza e desinfecção de suas linhas de podução, como frigoríficos, indústrias de bebidas e alimentícias em geral.
Endurecedores
Endurecedor químico
Produto líquido à base de silicato de sódio, siliconado ou fluorsilicato de sódio que endurece a superfície, auxilia na cura e melhora o tamponamento da superfície (proporcionando brilho ao longo do tempo e facilitando a limpeza). Indicado quando há excessiva formação de pó devido à baixa resistência à abrasão do pavimento ou quando se deseja evitar o desgaste do pavimento de concreto por abrasão. A reação química do silicato de sódio com a cal livre e outras partículas solúveis da pasta de cimento endurecida forma cristais de alta dureza e cria uma superfície resistente à abrasão, evitando o desgaste prematuro e a liberação de pó, o que incrementa a impermeabilidade superficial. O uso desses produtos é mais efetivo em pisos de concreto com Fck acima de 30 MPa, já que possuem mais cimento na composição e, consequentemente, maior possibilidade de reação química.
Revestimentos
Epóxi Argamassado
Produto à base de resina epóxi especialmente formulado com adição de carga mineral de quartzo de granulometria selecionada. Deve ser misturado mecanicamente para que se obtenha uma argamassa de consistência fluida e autonivelante, aplicada sobre o piso com o auxílio de espátulas. Pode ser executadas em várias camadas, elevando as resistências superficiais do pavimento de concreto, impermeabilizando a maioria dos fluidos e podendo corrigir irregularidades como pequenos buracos e situações em que há a necessidade de aplicar um revestimento sobre o pavimento de concreto com elevadas resistências mecânicas, capaz de suportar trânsito pesado com alta intensidade. Indicado para todo tipo de indústria, almoxarifados, áreas de armazenagem e expedição com solicitação química e mecânica, e pisos de concreto com rugosidade superficial. Apresenta tempo de cura de 24 horas e rendimento médio de aproximadamente 8Kg/m² a 9 kg/m² para pisos de 4mm de espessura.
Uretânico
Revestimento à base de poliuretano vegetal de alto desempenho para pisos industriais de concreto, é composto por três componentes – agregados pré-selecionados, pigmentos e uma matriz à base de resina poliuretânica – pré-dosados e prontos para mistura e aplicação. Quando curado, produz uma superfície fosca, ligeiramente texturizada e antiderrapante. Disponível também na versão com brilho superficial. Oferece variedade de cores e pode ser aplicado em espessuras de 4mm a 6 mm, com possibiidade de rápida liberação de area (12 horas). Possui alta resistência mecânica, química e a variações térmicas e exelente resistência a sangue, gordura, leite e derivados. Com resistências elevadas a impactos e a choques térmicos, o produto é indicado sobretudo para recuperação de areas industriais, sujeitas a quedas de ferramentas e peças, e para indústrias alimentícias, onde a limpeza dos pisos e a esterialização do ambiente geralmente é feita com água quente ou vapor. Rende, em média, de 8 kg/m² a 11 kg/m² para pisos de 4mm de espessura.
Poliuretânico
Composto bicomponente de base de resina poliuretânica com adição de solvente, para aplicação como revestimento no sistema de pintura asfáltica com alta resistência à luz solar. Proporciona um bom aspecto visual, além de ter alta resistência química, física, abrasiva e um comportamento resiliente (flexibilidade moderada). Disponível em diversas cores, fácil de limpar e “silencioso” (absorve ruídos), é recomendado para areas decorativas de estabelecimentos comerciais ou areas institucionais de empresa. Não é indicado para areas onde circulam empilhadeiras. Apresenta tempo de cura de 24 horas e rendimento médio de 0,3 kg/m².
MMA
Sistema de revestimento de piso de alta performance baseado em resina reativa de metil metacrilato (MMA). Apresenta tempo de cura ultrarápido – apenas duas horas para qualquer tipo de trânsito ou utilização – e pode ser aplicado em temperaturas extremas (até -25°C), o que torna o produto ideal para serviços de recuperação de pisos de frigoríficos ou câmaras congeladas. Também confere alta durabilidade e capacidade de carga ao piso acabado, além de possuir alta resistência química a sangue, ácidos, sais, bases, açúcares, gorduras etc. Proporciona acabamento estético diferenciado se aplicado com agregados de quartzo colorido ou flakes. Não contém solventes voláteis, porém libera forte odor durante o processo de aplicação. A rapidez de cura também pode ser limitante para aplicação em grandes panos de piso.
Poliaspárticos
Sistema de revestimento de piso com altíssima dureza superficial, boa flexibilidade e baixíssimas quantidades de solventes na sua composição. Possui alta resistência a raios ultravioleta, cura rápida e tem característica autonivelante, que facilita a execução. Indicado para pisos industriais e decorativos que exijam desempenho mecânico e liberação rápida da area (a partir de quatro horas).
Poliureia
Sistema de revestimento bicomponente e com resistência aos raios ultravioletas. Possui estabilidade de cor, resistência a uma grande gama de produtos químicos. Aplicado com spray em superfìcies horizontais ou verticais, endurece em poucos segundos e cura totalmente em algumas horas, liberando quase que imediatamente a area de uso. Deve ser aplicado por empresas especializadas e certificadas. Pode ser usado como antiderrapante com ou sem aspersão de areia. Rende até 1.000 m²/dia em espessuras que podem variar desde 1,5 mm a 3,0 mm em apenas uma demão.
Cimentício
Revestimento autonivelante composto por argamassa à base de cimento, apresentando cura convencional de sete dias. No mercado, poucas empresas trabalham com a solução. Indicado para tamponamento de buracos e irregularidades em areas de média solicitação mecânica, como estacionamentos de condomínios. Pode ser aplicado manualmente ou por bombeamento, o que garante alta produtividade do serviço. O mercado também disponibiliza argamassas especiais para reparos localizados de buracos, depressões ou capeamentos de baixa espessura (de 5mm a 10mm). Rendimento: 7 Kg/m² a 8 Kg/m².
Fonte: Revista TÉCHNE 193 / ABRIL DE 2013.