Grupo da ABNT está estudando a criação de norma de inspeção predial

Grupo da ABNT está estudando a criação de norma de inspeção predial

Texto deverá complementar norma de manutenção de edificações, além de considerar a norma de desempenho.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instalou no início do mês a Comissão de Estudo de Inspeção (CE-02:140.02), que pretende criar uma norma com um critério técnico único para a realização das inspeções de edificações. O grupo é coordenado por Alexandre Luís de Oliveira, presidente da CompraCon-SP e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

O objetivo da comissão é complementar a NBR 5.674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Além disso, a comissão pretende  estabelecer os padrões mínimos de desempenho equivalentes aos das construções novas, de acordo com a NBR 15.575 – Edificações habitacionais – Desempenho. Deverá também ser incluído no texto pontos levantados pelas demais entidades do setor, autarquias e instituições diversas como, por exemplo, o Corpo de Bombeiros.

“A data prevista para o término dos trabalhos é até o final deste ano, mas já saliento que é um prazo arrojado”, afirma Oliveira. O texto-base inicial será apresentado à sociedade nas próximas semanas.

Fonte: Revista Téchne.

Posts Relacionados