CUIDADOS COM FOGO! Precaver ainda é a melhor saída.

CUIDADOS COM FOGO! Precaver ainda é a melhor saída.

cuidados-com-fogo

Seja qual for a edificação, as medidas contra incêndio devem ser pensadas ainda na fase do projeto. De acordo com especialistas, as construções devem respeitar à risca as normas técnicas e a legislação vigente.

Muita gente acredita que uma edificação segura é aquela que somente protege de assaltos e demais ações de bandidos, e ainda, deixa as pessoas a salvo dos fatores climáticos. No entanto, grande parte da população esquece dos riscos de incêndio. Tem-se visto com frequência casos de lugares despreparados para combater essa fatalidade como na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, no lamentável acontecimento no dia 27 de janeiro deste ano que vitimou 239 pessoas e feriu 124, assim como os incêncios no Ministério do Esporte em Novembro de 2012, e ainda em 2013 em fevereiro no Ministério das Comunicações e Transportes, onde ocorreu um grande problema na hora de evacuar o prédio, não possui alarme contra incêndio.

A segurança deve começar ainda na etapa do projeto. No aspecto risco de incêndio, as preocupações passam ainda pela estrita observação a normas e instruções técnicas, além do respeito à legislação vigente.

Uma obra só pode ser iniciada após a aprovação do projeto junto à Administração Regional, que verifica, adequa e atesta que a planta está em conformidade com as normas técnicas e, também, como o código de obras da localidade. Para as obras de grande porte, como edificações multiresidenciais ou comerciais, o projeto deve ser aprovado também pelo Corpo de Bombeiros. Esses órgãos vistoria as obras concluídas, onde realiza testes nos equipamentos e sistemas instalados com o objetivo de prevenir e combater possíveis incêndios. Há a possibilidade de marcar vistorias que podem identificar problemas previamente.

Fonte: Jornal da Comunidade, Brasília, 02 a 08 de março de 2013. Imóveis&Construção

Posts Relacionados