CONTAGEM REGRESSIVA PARA COPA 2014

CONTAGEM REGRESSIVA PARA COPA 2014

estadio-mane-garrincha

Com a chegada do quarto mês de 2013, começa a contagem regressiva para a inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. No dia 21, data do aniversário de 53 anos da capital, a nova arena será oficialmente inaugurada, em um evento reservado apenas para autoridades e convidados. Em 15 de junho, o estádio será o palco da abertura da Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo de 2014. Nesse dia, a Seleção Brasileira enfrentará o Japão diante de um público de 70 mil lugares, em um jogo que será transmitido para dezenas de países.

A procura para os ingressos para o duelo entre Brasil e Japão foi enorme e praticamente todos os lugares já estão vendidos. Entretanto, a população de Brasília terá duas oportunidades, em maio, de conhecer o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. No dia 18, a nova arena recebe a final do Campeonato Brasiliense, no primeiro jogo teste do estádio para a Copa das Confederações. Uma semana depois, no dia 26, o clássico entre Santos e Flamengo, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro 2013, será a primeira grande partida disputa na história da nova arena.

Para marcar o mês de inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que mais do que um palco para jogos de futebol será uma arena multiúso capaz de abrigar grandes shows, eventos culturais e partidas de outros esportes que não apenas o futebol, o site do Correio Braziliense apresenta um hotsite especial sobre o estádio. Nele, o visitante encontrará um pouco sobre a história do estádio e sobre suas características especiais que deverão fazer do novo estádio um marco internacional na história das arenas esportivas.

Você sabia?

Que além de suas características especiais referentes ao uso da energia solar o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha terá ainda um moderno sistema de captação da água da chuva para minimizar o uso de água do sistema público?

A cobertura do estádio atuará como um dos pontos de captação de água e, juntamente com o lago que será construído nos arredores do estádio e com as biovaletas (sistemas especiais para reserva de água para o abastecimento das árvores que serão plantadas ao redor do estádio), o novo Mané Garrincha será capaz de armazenar, em seus reservatórios, cerca de 10,51 milhões de litros de água, que serão tratados e, depois, reutilizados nos banheiros (mictórios e vasos sanitários), na irrigação do campo e na limpeza do estádio.

Que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será uma usina solar de geração de energia?

Em seu anel de compressão (a enorme laje concreto de 22 metros de largura e com um quilômetro de comprimento, que dá sustentação à cobertura do estádio) serão instalados, após a Copa das Confederações, 9.120 painéis fotovoltaicos, que captarão a luz do sol e a converterão em energia elétrica. Com isso, a nova arena será capaz de gerar 2,4 megawatts de energia, o que equivale ao consumo de cerca de duas mil residências por dia. Assim, o estádio deverá entrar para a história como o primeiro net-zero do planeta, ou seja, ele produzirá mais energia do que sua expectativa de consumo.

Fonte: Correio Braziliense – 15/04/2013.

Posts Relacionados